Share

    Glossário

     

    |   A   |   B   |   C   |   D   |   E   |   F   |   G   |   H   |   I   |   J   |   L   |   M   |   N   |   O   |   P   |   Q   |   R   |   S   |   T   |   U   |   V   |   X   |   Z   |

    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     

    Salvado
    O bem salvo que sofreu o sinistro e que foi dado como perda total.

     

    Salvamento
    Ação do tomador do seguro ou do segurado, que deve empregar os meios ao seu alcance para prevenir ou limitar os danos, em caso de sinistro.

     

    Segurado
    Pessoa ou entidade no interesse da qual é feito o contrato de seguro, ou pessoa cuja vida, saúde ou integridade física se segura (pessoa segura).

     

    Segurador
    Entidade legalmente autorizada a exercer a atividade seguradora e que é parte no contrato de seguro.

     

    Seguro aéreo
    Contrato através do qual o segurador cobre os riscos a que estão expostas as aeronaves (aviões e outros meios de transporte aéreos) e a que estão expostas as pessoas e as mercadorias nelas transportadas. O presente seguro cobre, também, a responsabilidade civil (obrigação de indemnizar terceiros lesados) do transportador e do proprietário das aeronaves.

     

    Seguro automóvel
    Contrato através do qual o segurador cobre os riscos a que estão expostos os veículos terrestres a motor (automóveis, motociclos etc.), incluindo a responsabilidade civil decorrente da respetiva circulação, bem como coberturas facultativas, tais como danos próprios, assistência em viagem e proteção jurídica.

     

    Seguro de acidentes de trabalho
    Contrato através do qual o empregador transfere para o segurador a reparação por danos no trabalhador ou respetivos familiares (em caso de morte) que resultem de um acidente de trabalho. Abrange prestações em espécie (por exemplo, de natureza médica, farmacêutica e hospitalar) e prestações em dinheiro (por exemplo, indemnizações, pensões e subsídios) pagos ao acidentado ou respetivos familiares.

     

    Seguro de acidentes pessoais
    Contrato através do qual o segurador garante a reparação dos danos corporais resultantes de um acidente que não seja qualificado como acidente de trabalho.

     

    Seguro de assistência
    Contrato através do qual o segurador se compromete a prestar auxílio ao segurado, no caso de este se encontrar em dificuldades e a situação esteja prevista no contrato.

     

    Seguro de avaria de máquinas
    Contrato através do qual o segurador garante o pagamento de despesas de reparação ou substituição de uma máquina que se avaria, quando a avaria não for provocada por elementos externos à máquina.

     

    Seguro de caução
    Contrato através do qual o segurador se compromete a pagar um valor ao credor segurado, no caso de o tomador do seguro não cumprir uma obrigação ou atrasar-se no cumprimento da mesma.

     

    Seguro de crédito
    Contrato através do qual o segurador cobre o risco de incumprimento de pagamento do crédito, ao qual o credor segurado esteja exposto.

     

    Seguro de danos
    Contrato através do qual o segurador cobre riscos respeitantes a coisas, bens imateriais, créditos e outros direitos patrimoniais.

     

    Seguro de frota
    Contrato através do qual o segurador cobre um conjunto de veículos terrestres a motor.

     

    Seguro de grandes riscos
    Contrato através do qual o segurador cobre os riscos que a lei considera “grandes riscos”. Os grandes riscos abrangem determinados ramos e determinadas atividades (por exemplo, navegação e transporte marítimo e aéreo), bem como empresas acima de certa dimensão.

     

    Seguro de grupo
    Contrato através do qual o segurador cobre riscos de um conjunto de pessoas que estão ligadas ao tomador do seguro por um vínculo que não seja o de segurar.

     

    Seguro de grupo contributivo
    Seguro de grupo em que os segurados suportam, no todo ou em parte, o pagamento do prémio.

     

    Seguro de grupo não contributivo
    Seguro de grupo em que o tomador do seguro suporta integralmente o pagamento do prémio.

     

    Seguro de incêndio e elementos da natureza
    Contrato através do qual o segurador garante a reparação dos danos materiais causados ao bem indicado no contrato devido a incêndio ou outros acontecimentos, tais como: explosão, raio, fenómenos sísmicos, inundações, tempestades etc.

     

    Seguro de multirriscos habitação
    Contrato através do qual o segurador cobre os principais riscos relativos a um imóvel (habitação) e, normalmente, os bens móveis existentes no seu interior (recheio).

     

    Seguro de natalidade
    Contrato através do qual o segurador garante o pagamento de um capital e / ou renda em caso de nascimento de filhos da pessoa segura.

     

    Seguro de nupcialidade
    Contrato através do qual o segurador garante o pagamento de um capital e / ou renda em caso de casamento da pessoa segura.

     

    Seguro de perdas de exploração
    Contrato através do qual o segurador garante o pagamento de uma indemnização, de modo a que, apesar dos danos materiais sofridos e das responsabilidades decorrentes, os resultados financeiros da exploração da empresa segura não sejam afetados em caso de incêndio, avaria de máquinas ou outros acontecimentos.

     

    Seguro de pessoas
    Contrato através do qual o segurador se compromete a cobrir os riscos relativos à vida, à saúde e à integridade física de uma pessoa ou de um grupo de pessoas nele identificadas.

     

    Seguro de proteção jurídica
    Contrato através do qual o segurador cobre os custos de serviços jurídicos, nomeadamente de defesa e representação do segurado, assim como as despesas ligadas a processo judicial ou administrativo.

     

    Seguro de renda
    Contrato através do qual o segurador se compromete a pagar prestações temporárias ou vitalícias ao beneficiário do contrato. A renda pode ser paga após a morte da pessoa segura, se o beneficiário lhe sobreviver (seguro de renda de sobrevivência), a partir de uma data futura (seguro de renda diferida).

     

    Seguro de responsabilidade civil
    Contrato através do qual o segurador cobre o risco de o segurado ter de indemnizar terceiros por danos que resultem de lesões corporais ou materiais pelos quais seja responsável.

     

    Seguro de responsabilidade civil automóvel
    Contrato de seguro de responsabilidade civil através do qual o segurador cobre os danos corporais ou materiais causados a terceiros por veículos terrestres a motor e seus reboques.

     

    Seguro de riscos de massa
    Contrato através do qual o segurador cobre os riscos que a lei não considera “grandes riscos”. Estes contratos cobrem os riscos comuns para a maioria das pessoas ou entidades. Por exemplo, o seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.

     

    Seguro de vida
    Contrato através do qual o segurador se compromete a pagar o capital seguro em caso de morte da pessoa segura (seguro em caso de morte) ou sobrevivência da pessoa segura (seguro em caso de vida). Seguro de vida misto Contrato através do qual o segurador se compromete a pagar o capital seguro ao beneficiário em caso de morte da pessoa segura, se ocorrer antes do final do contrato, ou no final do contrato, se a pessoa segura se encontrar viva nessa data.

     

    Seguro de vida temporário
    Contrato através do qual o segurador se compromete a pagar o capital seguro ao beneficiário, em caso de morte da pessoa segura, se esta ocorrer durante o período indicado no contrato.

     

    Seguro individual
    Seguro que pode cobrir uma única pessoa, um agregado familiar ou um conjunto de pessoas que vivam em economia comum, bem como conjuntamente duas ou mais pessoas (por exemplo, seguros de vida dos sócios de uma empresa).

     

    Seguro ligado a fundo de investimento (unit linked)
    Contrato de seguro de vida em que o capital seguro varia de acordo com o valor das unidades de participação de um ou vários fundos de investimento ou num ou vários fundos autónomos constituídos por ativos do segurador, ou ainda por outros ativos definidos por regulamentação. Neste seguro, o risco de investimento é assumido pelo tomador do seguro, exceto no que diz respeito à parte de “capital garantido” ou “rendimento mínimo garantido”, quando existam.

     

    Seguro marítimo
    Contrato através do qual o segurador cobre os riscos inerentes aos transportes marítimos.

     

    Seguro pecuário
    Contrato através do qual o segurador garante a indemnização do prejuízo que resulte da morte ou doença de certos animais.

     

    Sinistro
    Evento ou série de eventos que resultam de uma mesma causa e que acionam a cobertura do risco prevista no contrato.

     

    Sobreprémio
    Acréscimo ao valor do prémio do seguro devido à cobertura de um risco agravado ou de uma cobertura adicional.

     

    Sobresseguro
    Situação em que o bem é segurado por um valor superior ao seu valor real.

     

    Sub-rogação
    Ação exercida por um segurador com o fim de obter do responsável pelo dano o reembolso de uma indemnização paga ao beneficiário do contrato.

     

    Subscritor
    Pessoa que contrata uma operação de capitalização com uma empresa de seguros, sendo responsável pelo pagamento da respetiva prestação.

     

    Subseguro
    Situação em que o bem é segurado por um valor inferior ao seu valor real.

     

    Suporte duradouro
    Qualquer meio que permita armazenar informações que lhe sejam dirigidas, de tal forma que possam ser consultadas posteriormente durante um período de tempo adequado aos fins dessas informações e que permita a sua reprodução exata.

     

    Suspensão de garantia
    Interrupção, por um determinado período de tempo, das obrigações de um segurador quanto a uma ou mais coberturas do contrato de seguro.

     

    Suspensão de um contrato
    Interrupção, por um determinado período de tempo, dos direitos e deveres que constam do contrato de seguro.

     

    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ↑  topo