Share

    Eventos

    14ª Assembleia Geral e XXI Conferência da ASEL

     

    Realizou-se, de 5 a 7 de julho de 2017, em Lisboa, a 14ª Assembleia Geral e XXI Conferência da ASEL, sob a presidência da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

    Estiveram presentes na Assembleia Geral os representantes das autoridades de supervisão de seguros e de fundos de pensões de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau, este último na qualidade de membro observador.

    O programa da XXI Conferência da ASEL encontra-se disponivel aqui

    Seminário ARSEG, Luanda, 27 de setembro de 2016

     

    No dia 27 de setembro de 2016, teve lugar no Museu da Moeda, em Luanda, o Seminário "O Papel dos Seguros e Fundos de Pensões no Desenvolvimento Económico e Social", em alusão ao terceiro aniversário da ARSEG.
    O evento, dirigido ao setor segurador e de fundos de pensões angolano, contou com a presença de inúmeras personalidades do setor financeiro angolano, conforme a mensagem de boas vindas do Presidente do Conselho de Administração da ARSEG, Dr. Aguinaldo Jaime  http://www.arseg.ao/index.php?option=com_content&view=article&id=203%3Aseminario-sobre-o-papel-dos-seguros-e-fundos-de-pensoes-no-desenvolvimento-economico-e-social&catid=45%3Anoticias&lang=pt
    O Presidente do Conselho de Administração da ASF, Professor José Figueiredo Alamaça, participou neste evento, com uma palestra alusiva ao tema do Seminário (pdf)

    13ª Assembleia Geral e XX Conferência da ASEL

     

    Realizou-se, de 25 a 27 de julho de 2016, em Maputo, Moçambique, a 13ª Assembleia Geral e XX Conferência da ASEL, sob a presidência do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique.

     

    Estiveram presentes na Assembleia Geral os representantes das autoridades de supervisão de seguros e de fundos de pensões de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

     

    O programa da XX Conferência da ASEL encontra-se disponivel aqui

    Protocolo de Cooperação entre a ASF e o BCTL

    O Presidente da  Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (Portugal), Professor Doutor José Figueiredo Almaça, e o Governador do Banco Central de Timor-Leste, Dr. Abraão de Vasconcelos, assinaram, na sede do Banco Central, em Dilí, no dia 23 de maio de 2016, um Protocolo de Cooperação e Assistência Técnica que visa a troca de informações de natureza não confidencial, a formação profissional e assistência técnica entre ambas as Autoridades

    O evento, aberto aos colaboradores do BCTL, contou, igualmente, com a apresentação de temas apresentados pelo  Professor doutor José Figueiredo Almaça ( "A essência do risco", "A crise financeira: o que diferencia os seguros da banca" e "A regulação e a supervisão do setor segurador e de fundos de pensões") e pelo Dr. Mário Ribeiro, diretor da ASF, ("A Supervisão do setor segurador enquanto proteção do consumidor", " A salvaguarda da estabilidade financeira na perspetiva do setor segurador e de fundos de pensões" e " Introdução ao cálculo atuarial"). No final, os participantes colocaram várias questões sobre estas matérias tão prementes na atualidade.

    XXVII Assembleia Geral da ASSAL

     

    Nos dias 18 a 21 de abril de 2016 realizou-se a XXVII Assembleia Geral da ASSAL e XVII Conferência sobre Regulação e Supervisão de Seguros na América Latina IAIS-ASSAL, evento organizado pela ASSAL e SUSEP.

     

    O referido evento, para além da SUSEP, contou com a participação de uma delegação da ASF, chefiada pelo Professor Doutor José Almaça bem como uma delegação do ISSM, liderada pela sua Presidente, Dra. Otília Santos.

     

    O Presidente da ASF interveio na sessão com os temas “Tendências na regulação: mudanças recentes na regulação e supervisão na América Latina” e “Cooperação entre supervisores, na prática”.

     

    12ª Assembleia Geral e XIX Conferência da ASEL

     

    Realizou-se, de 24 a 27 de novembro de 2015, em Macau a 12ª Assembleia Geral e XIX Conferência da ASEL, sob a presidência da Autoridade Monetária de Macau.

     

    Estiveram presentes na Assembleia Geral os representantes das autoridades de supervisão de seguros e de fundos de pensões de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

     

    O programa da XIX Conferência da ASEL encontra-se disponivel aqui

     

    Protocolo de Cooperação entre a SUSEP e a ASF

     

    O Presidente da  Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (Portugal), José Figueiredo Almaça e o Diretor de Supervisão Comportamental e Relações Institucionais, Mário Ribeiro, estiveram na sede da Superintendência de Seguros Privados, Rio de Janeiro, no dia 16 de outubro de 2015, para assinatura de um Protocolo de Cooperação que visa o intercâmbio de informações de natureza não confidencial e a formação profissional entre as duas Autoridades.

     

    O evento, aberto aos colaboradores da SUSEP, contou com uma palestra do Superintendente, Roberto Westenberger, sobre "Supervisão baseada no risco" seguida das apresentações do Presidente da ASF, sobre "A Crise Financeira - O que une e afasta a banca e seguros" e do Diretor de Supervisão Comportamental e Relações Institucionais relativa a "Solvência II - Ponto de situação do mercado português". No final, os participantes colocaram várias questões sobre estas matérias tão prementes na atualidade.

       

     

    IX Reunião entre OC e o Secretariado Executivo da CPLP

     

    Teve lugar no passado dia 11 de maio de 2015, na sede da CPLP, na Rua de S. Mamede, em Lisboa, a IX Reunião entre Observadores Consultivos e o Secretariado Executivo da CPLP. Nesta reunião a ASEL fez-se representar pelo Dr. Mário Ribeiro e pela Dra. Ana Mateus, tendo o primeiro feito uma breve comunicação sobre os objetivos e propósitos da ASEL, no ponto da agenda "Apresentação dos Novos OC da CPLP", conforme Programa da reunião.

     

    Para mais informações sobre esta reunião poderá consultar o seguinte link:http://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=3683&M=NewsV2&PID=10872

     

    Protocolo de Cooperação entre o ISSM e o ISP

     

    O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique e o Instituto de Seguros de Portugal celebraram, no dia 1 de dezembro de 2014, em Maputo, um Protocolo de Cooperação e Assistência Técnica que visa intensificar a cooperação nos domínios da formação profissional, intercâmbio de informações e assistência técnica entre as duas Autoridades.

     

    Segundo informações prestadas pela Presidente do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, Maria Otília Santos, o ISSM vai cooperar com o congénere português, procurando aproveitar a longa experiência da organização liderada por José Figueiredo Almaça, que participou no II Seminário sobre Legislação do Setor de Seguros, que decorreu no dia 2 de dezembro, em Maputo.

    11ª Assembleia Geral e XVIII Conferência da ASEL

     

    Realizou-se, de 10 a 13 de setembro de 2014, na Ilha do Sal, Cabo Verde a 11ª AssembleiaGeral e XVIII Conferência da ASEL, sob a presidência do Banco de Cabo Verde.

     

    Estiveram presentes na Assembleia Geral os representantes das autoridades de supervisão de seguros e de fundos de pensões de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

    O programa da XVIII Conferência da ASEL encontra-se disponivel aqui

    10ª Assembleia Geral e XVII Conferência da ASEL

     

    Realizou-se, de 29 de outubro a 1 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro, Brasil a 10ª AssembleiaGeral e XVII Conferência da ASEL, sob a presidência da SUSEP.

     

    Estiveram presentes na Assembleia Geral os representantes das autoridades de supervisão de seguros e de fundos de pensões de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.